23 outubro, 2005

Petição ao Presidente da Republica

Caros colegas e amigos professores:

Assinem a Petição.

Já repararam que os professores que mais se têm dedicado à causa da educação (na sua respectiva escola), normalmente são aqueles que mais apresentam um desgaste, desalento e desmotivação neste ano lectivo.Todos estes acontecimentos aparecem baseados numa Lei Base: A lei da oferta e da procura. Há professores a mais. Então podemos (pensa o governo) perder uns quantos que mesmo assim conseguimos sustentar o ensino.Falta agora pensar e questionar se estas medidas irão realmente beneficiar a Educação (Pilar base no desenvolvimento de um país) em Portugal.Tenho algum receio se não estamos a seguir os passos da Inglaterra. Estes acontecimentos (mais coisa menos coisa) aconteceram à cerca de 15 anos em Inglaterra. Aqueles ingleses que tinham competências para se iniciarem noutras actividades abandonaram a carreira e o Governo começou a ter sérios problemas para encontrar os professores necessários. Os problemas agravaram-se de tal forma que por fim os professores até tinham subsidio para pagar casa se fossem dar aulas...
Vamos lá ver no que isto vai dar.
Espero que não cheguemos a este ponto.

17 outubro, 2005

Palavras para quê?

15 outubro, 2005

Os Professores - Esses que não fazem nada

Recebi por mail esta mensagem que gostaria de partilhar:

"Vamos exigir as 35 horas na Escola!!!

Aos meus colegas professores espalhem-na, a ver se algumas coisas são esclarecidas... Alguns comentários de colegas sobre a perseguição aos prof's (afinal, os GRANDES culpados do estado do ENSINO em Portugal...)

Porque não mudamos de agulha? Vamos passar a exigir as 35 horas semanais...
Assim a nossa sociedade não pode acusar os professores de trabalharem pouco... "Pois eles até se queixam! Querem trabalhar 35 horas... só pode ser porque REALMENTE trabalham mais". Os pais deverão passar a perceber melhor o que se passa... Há muitos que realmente não se preocupam com o trabalho que fazem e, quanto menos melhor. Mas desses há em todas as profissões! O que quero é trabalhar 35 horas e não me preocupar mais com a escola. Porque, se a ideia for as 35 horas MAIS não sei quanto fora de horas então que nos paguem para isso, pois não há dúvidas que os "gordos" vencimentos que nos pagam são para 35 horas. Então vai ser o bom e o bonito: "Tenham paciência, mas não trago os testes! É que os computadores estiveram toda a semana ocupados por outros colegas. Fiquei até à hora de sair a olhar para as moscas porque não tinha onde trabalhar (o portátil é MEU, é para actividades de lazer, a escola não mo ofereceu!). Depois fui passear com a família.
Estava fora das 35 horas. Vamos ver se para a semana temos mais sorte!"
Ou então: "O Stora!!! Outra vez o mesmo CD??? Tenham lá paciência. Mas já requisitei outros no ano passado (iguaizinhos a uns que comprei para me entreter enquanto brinco com os meus filhos depois das 35 horas). Ainda estou à espera. Mas esta música é muito interessante, ora vamos lá abordá-la de uma outra forma, de certeza vocês vão gostar muito." É que os professores que não tiverem imaginação e uma atitude muito positiva, não são bons profissionais). Ou ainda: "Desculpem lá, mas vou ao cinema com a minha mulher! São 17h e não posso continuar nesta reunião!" (Claro que posso ser obrigado a isso. se pagarem as horas extraordinárias ou um suplemento de isenção de horário!") Já agora: E a propagada necessidade de formação contínua, de actualização??? No meu tempo familiar??? NEM PENSAR!!! Só nas desejadas 35 horas!!!! EU QUERO UM HORÁRIO DE 35 HORAS!!!! E QUERO ORGANIZAR A MINHA VIDA PROFISSIONAL À VOLTA DESSAS 35 HORAS!!!! Exijo que me obriguem a estar na escola 35 horas, e mais nada! Ou então. Calem-se e não me falem mais nisso pois, com jeitinho, pego num cronómetro e passo a impor-me 35 horas, mesmo que não mo obriguem!!! Não gozem comigo! A sério, vamos pedir as 35 horas! Já agora, gostava de ver um estudo comparativo, sério, entre diferentes carreiras de licenciados. Horários, remunerações, sistemas de saúde, etc. Também gostava REALMENTE de saber que raio de privilégios é que tenho! É que se me parece que a nossa carreira é uma aberração, com um topo decente mas uma metade inicial uma anedota, seria interessante saber e não só parecer. E para acabar, porque será que numa profissão que dizem tão privilegiada, também dizem que só tem aqueles que não encontram mais nada???
Gostava de perceber. Mas sou professor, não chego lá! Eu também quero trabalhar as 35 horas na escola! Mas quero mais... Quero tirar as férias em diferentes alturas do ano e não ter de gramar sempre o Agosto!!! Tudo tão caro nesse mês. Vou já escolher: quero uma semana em Março, outra em Novembro e duas semanas na 1ª quinzena de Julho! E vou vender o meu PC de casa porque vou conseguir fazer tudo na minha escola! Vai ser fantástico!
Vamos todos lutar pelas 35 horas! Eu também quero trabalhar as 35 horas na Escola. E, já que ficamos cada vez mais igualados aos outros funcionários públicos, também quero poder marcar férias fora do período que medeia entre
15/7 e 31/8 (ou uma semana além, por causa do Serviço de Exames). É que fora desse período gozo melhor as férias: - há menos gente e tudo sai mais económico. Quero também deixar de ter o porta-bagagens do meu carro transformado num escritório ambulante, carregando testes, apontamentos e livros de casa para a Escola e vice-versa. Também quero poupar nos tinteiros para a impressora, nas resmas de papel e na energia eléctrica que gasto em casa, à conta da necessidade de preparar aulas, instrumentos de avaliação, reuniões, etc. E mais, quero almoçar a horas e com sossego. As sandes do bar da Sala dos Professores, ingeridas num curto espaço de tempo, já me estavam a fazer mal ao estômago. Também quero que as reuniões acabem a horas e não se prolonguem para além das 20 horas, já para não falar de alguns Pedagógicos em que a Ordem de Trabalhos traz assuntos mais complicados que vão para além dessa hora. Quero sair à noite descansadamente, para tomar um café, sem pensar que ainda tenho alguns testes para corrigir, algumas notas a rever por causa das avaliações intercalares,


Vamos exigir as 35 horas na Escola!!!"

07 outubro, 2005

Director Regional III - A saga contínua

Então? Contínuo a achar estranho que os "boys" ainda não tenham feito pressão suficiente para que o Libório saia de Director Regional.
Mas será que aguenta muito tempo? Sei lá....
Querem saber o que penso sobre o assunto, pois aqui vai:
Tudo depende das autárquicas. Se o PSD ganhar vai o Miranda para Director... pois o seu lugar na CM não fica com boa saúde. (Espero bem que não. O Dias... teve alguns problemas nos últimos tempos... mas é a pessoa da mesma côr com mais competência).
E o Sr. Prof. Bacalhau??? Se ele fosse do PS.... Já estava como Director, mas sendo assim vai ter que esperar mais uns anos. Mas atenção... a idade não perdoa
Bom por agora é tudo

Os Dois Josés...

Pois é... barnabé...
Realmente estamos a entrar no período de meditação.... Meditação? De quê?
A casta de politicos (como já referiu Dr. Mário Soares) já teve melhores dias.
Em Faro temos o Apolinário e o Vitorino.
Apolinário que até já foi ministro, mas..... não sei bem pq mas sabe a pouco....
O Vitorino... Nem vale a pena de falar deste senhor que tanto trabalhou e se esforçou para melhorar a qualidade de vida aos mortos do cemitério.

Mas fiquei espantado quando numas sondagens da televisão davam 47% para o Apolinários e uns 34% para o Vitorino... Parabens Apolinário.... parece que estás a conseguir enganar muita gente.
Mas ainda bem... já estava farto do Vitorino. Nunca consegui perceber porquê que o PSD se foi misturar como o Vitorino???
Enfim....